Dieta para Colesterol

O colesterol é uma gordura essencial no nosso organismo que, em parte é produzida pelo próprio (no fígado), podendo também ser obtido através da alimentação. Na dieta para colesterol, ele entra no nosso organismo através do consumo de produtos de origem animal como a carne, ovos e produtos lácteos.

dieta para colesterol

A importância da dieta para colesterol alto

O colesterol é importante no organismo para a produção de membranas celulares (confere-lhes fluidez), hormonas, vitaminas e alguns ácidos que participam na digestão. No entanto é necessário numa quantidade mínima. Quando presente em excesso, o chamado colesterol alto, dificulta a circulação sanguínea e compromete o funcionamento de vários órgãos e tecidos, podendo culminar em doenças cardiovasculares ou até mesmo um acidente vascular cerebral.

Uma dieta para colesterol deve ser baseada em hábitos saudáveis com refeições ricas em fibra vegetal e pobres em gorduras saturadas (margarinas) e em produtos de origem animal. Desta forma há algumas alterações que deve fazer na sua dieta.

Evite as carnes vermelhas e abuse nas fibras

No que diz respeito ao consumo de carne, ainda que seja preferível seguir uma alimentação à base de peixes; opte por carnes de aves sem pele, sem adição de molhos e gorduras, como cozer ou grelhar. Deve evitar o consumo de carnes vermelhas, camarão e também laticínios (apenas pode incluir na sua dieta se forem desnatados). Os ovos devem ser comidos com conta peso e medida, nada de ultrapassar 2 ou 3 por semana. Nisto estão incluídos os bolos, se tiver um bolo e pretender comê-lo todo sozinho nem pense em estrelar um ovo para acompanhar o bife de peru grelhado nessa semana! Inclua frutos secos como as nozes nos seus lanches, pois potenciam uma quebra nos níveis de colesterol. Acompanhe com chá verde (tem também esse efeito).

carnes brancas na dieta para colesterol

Use e abuse de fibras, desde pães ricos em cereais integrais, aos flocos integrais pela manhã acompanhados de frutas variadas. Legumes cozidos ou até assados são um óptimo acompanhamento, no entanto adicione-lhes o fio de azeite depois de cozinhados; o azeite, assim como outros óleos vegetais, são óptimas fontes de gorduras saudáveis, no entanto não devem ser fervidos. Um suplemento muitas vezes indicado para reduzir o colesterol é o óleo de peixe (ómega 3).

Pode inseri-lo diretamente na sua dieta através de peixes gordos (sardinha, salmão), de sementes de linhaça e nozes. Experimente juntar a um iogurte desnatado algumas nozes, sementes de linhaça e um pouco de fruta; será um lanche que irá adorar e verá que diminuir o colesterol pode até ser uma tarefa saborosa e criativa!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*