Dieta Diabetes Gestacional

Durante a gravidez a placenta produz elevados níveis de algumas hormonas, sendo que algumas delas podem alterar a acção da insulina nas células, levando a um aumento da concentração de glicose na corrente sanguínea. Este fenómeno pode levar ao aparecimento da chamada diabetes gestacional. Neste caso e para garantir a sua saúde e do seu filho deve por em prática a dieta para diabetes gestacional.

De que se trata os diabetes na gravidez

Os sintomas são semelhantes aos da diabetes tipo 2 e pode ser diagnosticada na primeira consulta de vigilância pré-natal aquando o teste da glicémia em jejum. Na maior parte dos casos é entre a 24ª e 28ª semana quando o organismo já tem resistência à insulina (prova de tolerância à glicose oral). Este tipo de diabetes desaparece habitualmente no fim da gravidez. No entanto é necessária uma monitorização dos níveis glicémicos durante a gestação e uma preocupação maior com a alimentação.

dieta para diabetes gestacional

No caso de ter diabetes gestacional a dieta deve consistir numa eliminação de alimentos açucarados. Exemplos como bolos, sobremesas e refrigerantes devem ser excluídos. No entanto, estando grávida é normal que existam alguns desejos incontroláveis por doces. Nesse caso opte por chocolate com mais de 75% de cacau, podendo inclusive fazer uma mousse de chocolate caso a deseje muito. Deve fazer muitas refeições durante o dia, e evitar passar mais do que 3 horas sem comer.

 O que comer na dieta para diabetes gestacional

No pequeno almoço e lanche, opte por pão integral ou cereais ricos em fibra, pois ajudam no controlo dos níveis de glicose no sangue. Um mingau de aveia acompanhado com frutas pode ser uma óptima opção! Se tiver por hábito beber leite, deve trocá-lo por leite desnatado. Nas refeições principais opte por vegetais crus como alface, pepino e carnes magras ou peixes como o salmão ou sardinha. Deve evitar ao máximo fritos e gorduras de origem animal, no entanto um fio de azeite na sopa ou como tempero de saladas não é prejudicial.

dieta-diabetica

No que diz respeito às frutas, deve dar preferência a maçãs, pêras, abacaxi, laranja. Tente evitar uvas, bananas, figo e frutos secos, uma vez que são ricos em hidratos de carbono.

Neste tipo de diabetes, é importante a ingestão de grandes quantidades de água e a prática regular de exercício físico. Experimente o pilates ou hidroginástica. Se seguir uma dieta adequada e as orientações do médico, a diabetes gestacional não será uma adversidade.

Procure consultar sempre os rótulos dos produtos industrializados que não têm adição de açúcar. Muitas vezes têm componentes cuja toma não é recomendada a grávidas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*