Dieta Dukan

A dieta Dukan foi criada pelo nutricionista Pierre Dukan, tendo ganho renome por ser seguida por inúmeras celebridades para a perda de peso. Quando pensamos em dieta associamos muitas vezes a “passar fome”, uma vez que em muitas há uma restrição nas calorias que devem ser ingeridas durante o dia. Nesta dieta apenas se exige rigor e espirito de sacrifício, não há redução no número de calorias nem nas porções das refeições, mas sim a restrição a grupos alimentares em alguns dias. Como em qualquer dieta é preciso disciplina e acima de tudo muita força de vontade para alcançar os objectivos.

No caso da dieta Dukan, o grupo alimentar predileto são as proteínas. Estes nutrientes têm relevância no que diz respeito à diminuição de apetite, uma vez que são digeridas mais lentamente, aumentando a sensação de saciedade. Para além deste facto, as proteínas ajudam a combater a retenção de líquidos.

conheça a dieta dukan

Fases da dieta Dukan

A dieta Dukan consiste em 4 fases que são explicadas seguidamente.

Fase 1 – Fase de ataque

Nesta fase apenas poderá comer proteínas e terá de ter atenção à confecção, não podendo prepará-las com qualquer tipo de gorduras. Esta fase pode durar entre 2 a 10 dias. Não deve prolongá-la por muito tempo pois o seu organismos irá começar a ficar carenciado de outros nutrientes. Durante esta fase pode ingerir: carnes variadas, ovos, lacticínios desnatados, iogurtes, peixes, frutos do mar e proteína vegetal. Deve ter em atenção e eliminar as camadas de gordura da carne. No tempero pode utilizar qualquer especiaria mas tenha em atenção a quantidade de sal.

No que diz respeito aos laticínios, opte apenas pelos que têm 0% de gordura. Em relação aos ovos, dê preferência às claras, tente ingerir a gema apenas 3 vezes durante a semana. Tente não criar monotonia: 1 iogurte ao pequeno almoço e uma fatia de peito de peru magro; a meio da manhã uma fatia de requeijão 0% gordura; para o almoço uma coxa de frango grelhada, sem pele com uma panqueca de claras; para o lanche café e queijo 0% gordura e para o jantar peixe grelhado com alguns frutos do mar cozidos temperados com limão e especiarias.

dieta desintoxicante detox

Fase 2 – Fase Cruzeiro

Esta fase dura até que alcance o peso desejado e há a adição de alguns vegetais às refeições. Deve alternar, fazendo um dia só de proteína, no dia seguinte proteína e vegetais e assim sucessivamente. Pode ingerir, no dia de proteína e vegetais, qualquer vegetal à excepção de: frutas (são ricas em sacarose), batatas, milho, ervilhas, feijão e lentilhas. Pode adicionar nesta fase duas colheres de farelo de aveia por dia. Deve fazer esta fase da dieta acompanhada por exercício físico regular mas não de grande intensidade.

Fase 3 – Fase de Consolidação

Nesta fase, tal como o nome indica, o objetivo é consolidar todo o processo. Deve permanecer nesta fase 10 dias por cada kg perdido até aqui. Esta fase da dieta é bastante importante para que os quilos perdidos não sejam recuperados. Assim, deve realizar todos os dias a alimentação de proteína+vegetais, como fazia na fase anterior em alternância. Deve continuar a ingerir duas colheres de farelo de aveia por dia e pode agora acrescentar duas fatias de pão integral e uma porção de fruta diária à sua alimentação, com excepção de banana, uvas e frutos secos. Na primeira metade desta fase pode incluir uma refeição semanal com amiláceos (massa, cereais) e na segunda fase pode incluir duas. O feijão e lentilhas podem por fim ser reinseridos na alimentação.

dukan-protainas

Fase 4 – Fase de Estabilização

Pode agora voltar aos seus hábitos normais, mas sem abusos. Deve realizar um dia por semana a alimentação seguida na fase de ataque e deve ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

Não se esqueça que o exercício físico é fundamental para manter o peso atingido e para ter um estilo de vida saudável.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*