Dieta Sem Glúten

Uma dieta sem glúten está muitas vezes associada à intolerância que alguns indivíduos têm a esta proteína. Ela está presente essencialmente no trigo, centeio, aveia e cevada. Dentro dos alimentos livres de glúten temos as carnes, ovos, verduras e frutas.

Troque os alimentos

Dentro dos alimentos com glúten temos o pão, massas, pizzas, muitos cereais, bolos e bolachas, assim como carnes processadas de entre as quais as salsichas. Já é possível obter no mercado muitos destes alimentos que outrora seriam impossíveis impossibilitando a dieta sem glúten. Para ter a certeza que não há consumo de glúten, faça a análise dos rótulos dos alimentos que compra.

dieta sem gluten

Se pretende fazer bolos e biscoitos caseiros, poderá substituir a farinha de trigo por fécula de batata. No entanto existem farinhas já comercializadas sem glúten e opte por açúcar amarelo. A tapioca pode ser também um alimento que poderá inserir na sua dieta sem glúten.

Se não quiser excluir dos lanches o pão poderá faze-lo em casa utilizando farinha de arroz e farinha de milho e adicionando algumas sementes como a chia. A farinha de linhaça pode ser também um óptimo ingrediente para introduzir nas suas receitas que irão ajudar a manter o equilíbrio do organismo. Juntá-la aos iogurtes é uma opção. No caso de molhos, substitua aqueles em que utilizava maizena por amido de milho.

Muitas pessoas optam por este tipo de dieta com o fim de emagrecer, neste caso não convém introduzir as doçarias com outras farinhas, limite-se aos vegetais, frutas e carnes magras.

Dieta sem glúten e sem lactose

dieta-gluten

No caso de ser também intolerante à lactose, terá de excluir os lacticínios dos seus hábitos alimentares. O mais importante poderá ser encontrar um substituto ao leite. Substitua pelo leite de soja e o leite de coco para uso culinário. Pode substituir o leite do pequeno almoço por batidos de frutas. Fazer panquecas com leite de soja e alfarroba, farinha de linhaça ou de milho, adicionando chia e quinoa; poderá adicionar uma geleia de fruta sem glúten ou mel e frutas. Nas refeições, o leite de coco pode substituir em muitas receitas as natas, não tendo assim de eliminar tantas receitas do seu agrado.

Nenhumas destas intolerâncias precisa de restringi-lo daquelas refeições que tanto gosta, basta apenas alterar alguns ingredientes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*